quinta-feira, 14 de julho de 2011

Revit X Sketchup

Nas últimas semanas comecei a me dedicar a aprender como usar o Autodesk Revit.

O Revit é um software para arquitetura criado com o conceito BIM , uma evolucão do conceito CAD, que fornece uma completa integração de todas as pranchas. Uma mudança em qualquer lugar do projeto, irá mudar todo o resto do projeto, tudo isso instantaneamente. Planos, seções, topografia e tabelas, são todos interligados, o edifício é modelado utilizando ferramentas 3D para criar paredes, tetos, estrutura, janelas, portas e outros objetos, conforme o projeto. 

Utiliza a extensão .rvt para armazenar seus arquivos (arquivos .rvt geramente são grandes, chegando facilmente aos 50Mb, pois armazenam informações de todo o projeto). Os componentes paramétricos, também chamados de famílias, são guardados no formato .rfa, estes são correspondentes aos blocos do autocad.

Curso de Revit que fiz: http://bit.ly/Revit_SuperDesconto

O programa ainda gera orçamentos completos, levantamento de materiais e maquetes eletrônicas com acabamento bem satisfatório, devido ao render mental ray que vem incorporado a ele.
Diferentemente do Autocad, o Revit por ser uma ferramenta ainda em popularização no Brasil e por ser um programa complexo com muitas opções, vale a pena usar a versão em Português-BR.

Mas e o Sketchup ? se tornou obsoleto ?

Eu creio que não. Apesar de ter adotado o Revit como nova ferramenta primária de projeto e render, o Sketchup ainda vence ele no fator agilidade.

O Sketchup possibilita uma rápida criação de formas e uma representação de materiais eficaz, devido a sua natureza genérica, ele continua ideal para apresentações rápidas e estudos de forma. O Revit é um software mais elaborado indicado para projetos mais complexos e que ofereçam mais tempo de planejamento.

Vejo o Sketchup como uma ferramenta de suporte, usada na etapa de concepção do conceito, mas não podemos esquecer que ele nao é um programa de arquitetura, e se tratando desse assunto o Revit supera todos de longe.

Curso de Sketchup que fiz: http://bit.ly/Curso_SketchupPRO
SuperBiblioteca de Sketchup que Uso: http://bit.ly/Mega_Biblioteca_3d




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...