segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fazendo coberturas mirabolantes no Autocad

Na hora projetar uma residência, a etapa da cobertura é para muitos a fase mais chata e complicada, e isso faz com que o projetista/arquiteto opte por uma forma mais simples, tirando assim o charme do telhado e em consequência desvalorizando o seu trabalho como um todo.

Hoje em dia, existem muitos programas que geram coberturas de forma automatica, o de maior destaque no momento é o Revit, até o sketchup com a adição de alguns pluguins, possibilita isso. Mas no autocad quando trabalhamos em 2D, não temos essa facilidade.

Esse método muito simples, que promete fazer a forma de qualquer telhado (não importando sua altura)de 4 águas ou mais e que tenham a base no mesmo nível:

Inicialmente deve-se fazer uma polilinha, cobrindo toda a linha do beiral, esse é o limite do telhado.

 
Logo após, se da vários offsets (cópia paralela) na polilinha, com o menor espassamento possível (quanto menor for o espaço entre uma linha e outra, mais vísivel sera a forma da cobertura), na figura seguinte usei espassamento de 0.15, mas poderia variar dependendo da escala.



Aplicado os Offsets em todo o desenho, a forma da cobertura aparece.



O último passo é a definição das águas da cobertura, para isso só ligar os cantos gerados usando o comando Linha, e após deletar as linhas auxiliares criadas com o Offset, temos uma cobertura que valoriza o edifício.


Curso de Autocad que fiz: http://bit.ly/CursoAutocad_Desconto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...